O portal de radios online de todo o mundo

.

PLANTÃO: Flash Player será encerrado em breve, HTML 5 pode ser opção


Importante matéria do TudoRadio analisando o encerramento da operação do Flash Player, para os fãs de webrádios e rádios online, vale a pena conferir abaixo.

“Uma notícia relacionada à tecnologia e internet precisa chamar a atenção do meio rádio brasileiro. A Adobe anunciou oficialmente que vai encerrar a operação do conhecido “Flash”, situação publicamente evidenciada após a postura adotada por navegadores como o Google Chrome. O rádio é afetado da seguinte forma: a maioria dos players para execução dos streamings (áudio on-line) das emissoras é via linguagem “Flash”. A cada atualização dos navegadores (com destaque para a última realizada pelo Google Chrome) o “Flash Player” tem o seu acesso dificultado. Ou seja, vai ser cada vez mais difícil para os ouvintes acessarem os áudios on-line das rádios que utilizam o famoso “Flash Player”. E a solução passa pelo “HTML5”. Entenda:

O HTML5 é uma linguagem que já está há algum tempo na internet, presente principalmente em sites e portais desenvolvidos para acessos via celulares e tablets. Os principais navegadores do mercado, com destaque para o Google Chrome e o Safari, são “amigáveis” para a execução de mídias via HTML5, incluindo nessa conta o streaming ao vivo. O sistema é nativo, ou seja, o usuário não precisa fazer download de “plug-ins” e programas para ter acesso ao player.

Já o Adobe Flash Player tende a ser encerrado em breve, informação confirmada pela própria Adobe. A empresa anunciou na terça-feira (1) que vai encorajar os desenvolvedores web a utilizarem a linguagem HTML5, situação que não afeta apenas os áudios on-line. Vários portais de rádios contam com o Flash para animações, linguagem que também pode ser substituída pelo HTML5. Na última atualização do Google Chrome para computadores, o navegador “barrou” o acesso automático ao Flash Player, impedindo o carregamento de forma automática de um áudio on-line, por exemplo.

Dicas para o uso do HTML5

Grande parte dos acessos na maioria dos portais de internet são feitos por usuários que utilizam o Google Chrome. No Tudo Rádio esse número é de 80% dos acessos feitos através de visitantes que utilizam o navegador do Google. Esse cenário facilita bastante a implantação dos players em HTML5, já que o Chrome não conta com restrições para os principais formatos de streaming. Porém é preciso ficar de “olho” em algumas dificuldades no Mozilla Firefox. Acompanhe:

O Firefox executa áudios em HTML5 de forma nativa e isso vale para streamings de rádio em MP3/Mpeg nos sistemas Icecast e Shoutcast. Porém o navegador não aceita a execução desses mesmos streamings que estão configurados em AAC+. A informação é importante, já que grande parte das rádios brasileiras só dispõe de um link neste formato.

Existe a expectativa do Firefox passar a aceitar esse formato em breve, ainda mais que o navegador também está na “briga” contra o Flash Player. Porém para o radiodifusor não vale a pena esperar essa decisão. Em resumo: é melhor optar por links de streaming em formato MP3 via Shoutcast ou Icecast.”

Fonte: TudoRadio.com

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *