O portal de radios online de todo o mundo

.

Mesmo sem direitos adquiridos, Rádio Sport Club, Rede Continua e Esquadrão Esportes anunciam transmissão da Copa do Mundo


O Painel da Webrádio traz mais uma matéria mostrando o total desrespeito de algumas webs com as emissoras do país.

O portal trouxe a informação, desde o ano passado, de que para se transmitir a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, os direitos deveriam ser negociados diretamente com a FIFA ou por meio de sua agência/representante oficial no Brasil (recebemos a informação de que o direito de venda ficou a cargo das Organizações Globo).

Também trouxemos a informação da lista com as 21 emissoras que a FIFA informou que adquiriram a compra e os direitos de transmissão (clique nesse link para ver as 21 emissoras autorizadas) e também todas as emissoras autorizadas no mundo (clique nesse link para ver a lista oficial da FIFA, mesmo com a citação Copa das Confederações, com o acréscimo de outras emissoras, elas também adquiriram direitos para a Copa do Mundo).

Mesmo assim, a Rádio Sport Club, a Rede Continua (que já realiza transmissões sem direitos da F1) e a Esquadrão Esportes (já conhecida por transmissão irregular da Champions League, cujos direitos pertencem para transmissão no rádio web, para a ESPN e no dial para a Capital/ESPN e Jovem Pan) anunciaram, no último mês, que irão fazer a transmissão da Copa do Mundo.

Entrando em contato com as diretorias da Radio Sport Club, Rede Continua e Esquadrão Esportes, questionamos se elas teriam os direitos adquiridos pela FIFA, ambas garantiram que não precisariam disso para a transmissão e ainda destacaram que o Painel da Webrádio estaria promovendo uma “censura nas webrádios” por levantar o tema e destacar o que realmente é fato, as webrádios precisam de autorização da entidade máxima do futebol para a transmissão. Vale a pena ler o artigo publicado pela Conjur, referente a decisão da justiça em prol das 21 emissoras que adquiriram os direitos da Copa (clique aqui para ler a matéria no site do Conjur, que foi replicada pelo Painel da Webrádio).

O portal lembra que as transmissões teriam de ter os direitos adquiridos ou no formato rádio ou para internet e autorizados pela FIFA.

A Rádio Sport Club anunciou, logo no topo da página, que irá fazer a transmissão e  incita que a FIFA entre em contato direto com a webrádio. Abaixo o texto na íntegra assinado pelos diretores Wellerson Souza e Maurício Trigoli.

NOTA DE ESCLARECIMENTO OFICIAL:

Divulgamos há pouco mais de uma hora que a Rádio Sport Club transmitirá sim, a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. E viemos através desta confirmar a vericidade do fato, e que transmitiremos, sem nenhum “instrumento” que não seja legislativamente autorizado pela FIFA, a Copa do Mundo deste ano, no nosso Brasil.

Após consultar advogados e diversos Comunicadores de Rádio, TV, sites e Jornais. E saber dos prós e possíveis contras, decidimos transmitir o Mundial, assumindo as responsabilidades da cobertura do evento para a emissora.

A transmissão do evento é totalmente livre, desde o momento em que não usemos imagens do estádio sem autorização, e não é bem assim, como o portal ‘Painel da Webrádio’ está “cansado” em insistir, insistir neste ERRO.

Só acreditamos que é ilegal, quando a entidade organizadora de tal competição (Fifa) soltar nota, ou algo parecido falando sobre a tal ilegalidade que o Painel diz existir.

TUDO, que vimos e ouvimos falar até hoje sobre as WEB-RÁDIOS (não das rádios profissionais de DIAL, que são outra coisa), foi através de advogados, ou reportagens.

Pensamos da seguinte forma… Se é ilegal, cabe a alguém fiscalizar isto. Se a própria detentora dos direitos, até hoje não procurou tomar tais atitudes, acreditamos que não seja nada ilegal.

Aguardamos o Painel nos enviar algo que venha DIRETAMENTE da Fifa, e não com base em seu Comunicador/Redator.

Aproveitamos ainda esta oportunidade de esclarecimentos, questionamentos e sugestões, para dizer que as Web-Rádios, estão deixando se levar por certas notícias, de portais que não tem nenhum ligamento com federações, emissoras, ou algo do tipo. Por portais que nem licenciados são. A Rádio Sport Club irá transmitir todas as competições que estiverem dentro do nosso padrão definido como nosso projeto. Não deixaremos de fazer algo, porque um integrante de outra web-emissora ou de um portal sem credibilidade, disse que não poderíamos realizar, porque é “ilegal”. Desde já, nos colocamos a disposição para qualquer tipo de esclarecimento com tais.

SIM, NÓS FAREMOS!

A direção

#WellersonSouza #MauricioRibeiro

Abaixo a imagem divulgada na fan page:

rsccopadomuno1

 

 

rsccopadomuno2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da Rádio Sport Club, a Esquadrão Esportes também traz a sua fan page, o anúncio de que irá transmitir a Copa do Mundo sem os devidos direitos de transmissão. Na rede social, um vídeo foi disponibilizado pela webrádio anunciando a transmissão e abaixo a imagem colhida no portal.

esquadraocopadomundo

 

 

O repórter da Rede Continua, Peter Muller, também afirmou que a webrádio transmitiria a competição, mesmo sem adquirir os direitos:

redecontinuacopadomundo

 

 

 

 

 

 

 

 

O Painel da Webrádio relembra que tanto a Rádio Sport Club, como a Rede Continua e a Esquadrão Esportes não possuem os direitos de transmissão e que os mesmos deveriam ser adquiridos com a FIFA ou a Globo, sua representante oficial no país.

Desde já, a redação do portal, por compromisso jornalístico, deixa a disposição todos os contatos para a resposta das webemissoras.

 

 

 

 

 

 

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *