O portal de radios online de todo o mundo

.

Mesmo com citação da Lei Pelé, recomendação é para que webrádios não transmitam competições com direitos atrelados


O Painel da Webrádio vem acompanhando nos últimos meses os direitos de transmissão, tema que começou a ser abordado e discutido em todas as webs esportivas do país desde que o portal desvendou o escândalo em que uma empresa vendia ilegalmente direitos da Copa do Mundo no Brasil (Relembre a matéria aqui).

A partir daí começamos um trabalho de intensa pesquisa jornalística com entrevistas realizadas com advogados, profissionais especializados no marketing e no  esporte e diálogos em off com jornalistas. Várias análises e afirmações foram feitas nas últimas notícias publicadas sobre o tema.

Conversando com profissionais ligados ao meio destacando a citação de que a Lei Pelé não destaca o trabalho de rádios e que, por esse motivo, emissoras e webs poderiam transmitir livremente quaisquer competições, vários jornalistas destacaram que não farão isso pois, como se tratam de acordos e direitos internacionais, obtidos com exclusividade por empresas de comunicação, não irão transmití-lo.

Visando sempre informar aos diretores e profissionais ligados ao meio, o Painel conversou com vários profissionais destacando os argumentos prós e contra as transmissões para webemissoras. Diante de tudo que foi explicitado e explicado ao nosso portal, nesses mais de sete meses de apurações e matérias jornalísticas, recomendamos as webrádios que não transmitam competições cujos direitos pertençam com exclusividade a empresas que compraram essas transmissões. Citamos como exemplo eventos como a Copa do Mundo (FIFA divulgou a lista com as rádios chanceladas), Fórmula 1, Olímpiadas, Campeonatos Europeus, entre outros já aqui anteriormente destacados.

Seguiremos apurando e destacando o trabalho de webrádios que seguem a ética e o respeito a acordos comerciais e aos meios. Também atendendo a pedidos de colegas do meio, continuaremos divulgando as webs que fazem as transmissões desses eventos sem a devida compra deles.

 

Relembre o que o Painel divulgou sobre o tema Direitos de Transmissão

 

EXCLUSIVO! Marcio Andraus: transmissão sem direitos adquiridos é irregular e webrádios podem sofrer sanções

Matéria com o advogado especializado em direito esportivo Marcio Andraus, destacando que as webrádios que não compram os direitos atrelados a transmissão de determinados eventos, podem ser consideradas como irregulares

 

Fernando Martinho: “Direitos de transmissão devem ser feitos com entidades”

Matéria com o especialista em marketing esportivo e direitos de transmissão Fernando Martinho. Na entrevista, o profissional destaca que os direitos de transmissão devem ser negociados com as instituições organizadoras dos eventos

 

EXCLUSIVO: Lei Pelé não cita proibições as transmissões radiofônicas, situação pode valer para as webs

Entrevista com o advogado especializado em direito esportivo Gustavo Lopes, relembrando que a Lei Pelé não faz citações ou menções a transmissões radiofônicas e que, por esse motivo, as webrádios não tem proibição nessas competições

 

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *