O portal de radios online de todo o mundo

.

Crie uma rádio online de graça com sites de streaming


Confira a matéria do site Tech Tudo com dicas legais para você montar sua rádio online, lista de rádio ou até mesmo um playlist.

 

Montar o seu próprio canal de rádio na Internet pode sair de graça, basta utilizar serviços gratuitos, alguns softwares de edição de aúdio e soltar sua criatividade. Além dos sites corretos, para criar sua rádio online, você vai precisar de um bom microfone e uma conexão veloz.

Veja a lista do TechTudo com os principais serviços para cirar um streaming online grátis.

 

1) Spreaker.com

Uma das plataformas mais simples para criar uma rádio online é o Spreaker. Com uma interface limpa, o serviço faz transmissões de áudio via streaming e permite fazer programas ao vivo ou gravados. Na opção “ao vivo”, o limite da transmissão é de 30 minutos e é possível armazenar até dez horas de gravação. Para aumentar o espaço na nuvem, é preciso pagar.

O Spreaker também funciona mais ou menos como uma rede social: é possível criar um perfil e interagir com outros radialistas virtuais. É possível selecionar rádios de outros usuários para seguir através de categorias como “informação”, “cultura” e até mesmo “tecnologia”.

Bastante completo, o Spreaker permite adição de efeitos, vinhetas e músicas, como se você estivesse em um estúdio de verdade. Mas, tais funções não valem para áudios já gravados.

Para exibir suas gravações em um blog há duas opções: quando o áudio é previamente gravado, basta incorporar o conteúdo usando o código embed. Quando a transmissão online é ao vivo, uma boa opção é compartilhar o link da sua rádio pelo Facebook ou por e-mail. Há também aplicativos para iOS e Android, que permitem fazer transmissões via smartphone.

 

2) Radionomy.com

O Radionomy é outra boa plataforma online para web rádio. Com ele também é possível fazer transmissões gravadas e ao vivo. O painel de controle é bastante intuitivo e centraliza as ferramentas necessárias para “entrar no ar”. Para usá-lo basta criar uma conta e começar em “criar uma estação de rádio”. Depois, preencha os dados solicitados pela plataforma. O site ainda oferece vários tutoriais em vídeo para auxiliar os internautas e um guia de uso.

Mas, ao contrário do Spreaker, o Radionomy é mais complexo. Contudo, o esforço vale o resultado do trabalho. Entre as várias possibilidades que o site oferece está a montagem de uma programação de músicas ou arquivos de áudio para tocar em uma data específica.

 

3) Grooveshark.com

O Broadcast é uma ferramenta do Grooveshark que permite a criação de rádios online. Com ele é possível compartilhar qualquer tipo de arquivo, como músicas, entrevistas, vinhetas e áudios de palestras. Há um recurso de bate-papo em tempo real e até um medidor de audiência para melhorar a interação entre quem produz o conteúdo e os ouvintes, além de ferramentas para o público votar nas melhores músicas, para criar uma lista de “Top 5″.

Apesar dessas possibilidades, elas só acontecem enquanto o operador, ou o radialista virtual, estiver online. Ou seja, se ele se desconectar sua programação também fica offline. Mas isso abre a rádio para outros também participarem, criando um rodízio de radialistas responsáveis. É um ótima opção para reunir amigos, produzir conteúdo e fazer a manutenção da rádio.

4) Dyb.fm

O Dyb oferece todo o suporte necessário para sua rádio fazer muito sucesso online. Segundo o próprio site, “as rádios captam audiência para as outras rádios, pois todas participam de um grande diretório internacional de estilos musicais diferentes.” Com a função AutoDj, o usuário pode acessar a rádio de qualquer computador e ter uma diversidade bastante ampla para criar vinhetas, mutiplas locuções, ter acesso a bate-papos com os ouvintes e medir audiência.

Vai sair de férias? Não tem problema, o site oferece um sistema que permite programar todo o seu conteúdo para tocar. A plataforma é integrada ao Shoutcast, um sistema criado pela Nullsoft. O serviço também pode ser facilmente integrado a blogs e sites. Mas tantas funcionalidades tem um preço: serviço é pago. Você pode testá-lo grátis por sete dias.

Fonte: Tech Tudo

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *