O portal de radios online de todo o mundo

.

EDITORIAL PAINEL DA WEBRÁDIO: referente a nota publicada pela Rádio Esquadrão Esportes


Como visto no texto anterior o Painel da Webrádio, pelo bem do bom jornalismo, divulga uma nota enviada por Henrique Oliveira, diretor da Rádio Esquadrão Esportes, ao nosso diretor e proprietário do portal, Ivan Bruno da Silva Souza que, ao analisar o teor das informações citadas no referido texto vem, por meio desta, emitir uma Nota Editorial em respeito aos leitores, fãs de webrádios e usuários, para responder a nota enviada ao nosso portal e também divulgada pela Rádio Esquadrão Esportes em sua fã page.

Mais uma vez reiteramos já deixamos claro que manteremos o que postamos. Nada foi infundado ou plantado, tudo foi analisado, ouvido, averiguado e passado aos ouvintes, leitores e usuários do Painel da Webrádio.

Para que facilite e simplifique vamos topicalizar alguns temas aos quais achamos interessantes destacar neste nosso Editorial.

Nossa Linha Editorial sempre foi a de analisar as webrádios (em nenhum momento de proteger ou de apadrinhar alguma, simplesmente analisar), criticando, elogiando e trazendo sempre novidades ao meio web, mas sempre de maneira aberta, interativa e democrática.

Na nota divulgada pela Rádio Esquadrão Esportes, foi citado o termo “TONS AMEAÇADORES E DESMORALIZANTES”. Em nenhum momento, como citado no texto, tratamos o assuntos em “tons desmoralizantes e ameaçadores”, possuímos um trabalho de mais de dois anos (com mais de 90 webrádios cadastradas, mais de 400 notícias sobre o meio e mais de cerca de 25 mil acessos) e que, em nenhum momento foi emitida alguma notícia (em todas ou na que citamos a Rádio Esquadrão Esportes) com esse fim, para isso peço que os leitores leiam as notas citadas com o nome da webrádio e verifiquem se, nelas usamos de algum tom ameaçador. Convidamos ao Senhor Henrique Oliveira que nos informe em qual momento tivemos essa postura nos textos divulgados em nosso portal e quais foram os termos ameaçadores e desmoralizantes.

Notícias citadas: “Após transmissão descoberta pelo Painel da Webrádio, Esquadrão Esportes não transmitirá mais Copa das Confederações” e Sem direitos de transmissão confirmados, webrádios transmitem irregularmente a Copa das Confederações”

Pelo profissionalismo e pela credibilidade do meio webrádio, para que o meio comece a se tornar sério colocamos o texto citado. Ressaltando e reafirmando que é sim, irregular, a transmissão de Copa das Confederações, Copa do Mundo ou qualquer competição com a chancela FIFA e que sim, pode causar uma preocupação em todo o meio das webemissoras brasileiras, a transmissão irregular de competições com chancelas e direitos internacionais atrelados a outras instituições ou emissoras.

Aliás, reíteramos o termo “irregular” e a transmissão foi “realmente descoberta”, pois tentamos contatar a Rádio Esquadrão Esportes desde o sábado, pelas redes sociais e pelo domingo, por e-mail, em contatos com alguns profissionais notificando da ilegalidade pelas bases jornalísticas que o portal tem por saber referente a direitos de transmissão. Abaixo divulgamos as imagens com os e-mails e contatos feitos. Sendo que somente tivemos uma resposta na quinta-feira de madrugada.

 

 

E-mail enviado no domingo para a diretoria da Rádio Esquadrão Esportes

2106-emailenviado

 

Depois de quatro dias enviada a pergunta, a nota veio (sem assinatura do responsável) com a série de perguntas feitas.

2106-respostaesquadrao

 

Reiteramos que o título colocado na home de nosso portal não está errado, a transmissão foi descoberta mesmo, pois até o momento da divulgação do texto, ninguém responsável pela webrádio citada se manifestou e, para nosso profundo pesar, somente após a divulgação da notícia, é que alguém se propôs a entrar em contato conosco. Recebemos uma nota na madrugada de quinta, sem nenhuma assinatura oficial de nenhuma pessoa que respondesse pela webrádio.

Para quem já é leitor assíduo do nosso site, sempre colocamos o direito de resposta as nossas notas e informações (casos da Rede Continua, Voz do Futebol, Radio Cien, RED Mundo Brasil, OTI, Globo. FIFA e outras empresas que divulgamos notas com informações) e, na maioria dos casos exibimos as notas e, mesmo assim, mantivemos nossa linha de postura até o final, analisando a referida nota e a notícia, como mantemos nesse Editorial.

A Radio Esquadrão Esportes reservou-se ao direito de citar mais dois detalhes de relevância, aos quais nosso Editorial também irá, devidamente, pelos preceitos da lei, responder.

ÉTICA – em nenhum momento faltamos a ética, abrimos o espaço para a resposta, citamos o ocorrido, colocamos a nota em formato de resposta e, como dever e função jornalística e informativa, questionamos alguns quesitos colocados, além do mais, sempre colocamos a disposição o direito de resposta, como colocamos novamente.

Afinal, ética como se define no dicionário é: ética 1. Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral. 2. Conjunto de regras de conduta.

Aliás, ética a Rádio Esquadrão Esportes deveria ter com as webrádios co-irmãs e até com outros meios de comunicação, pois não respeitou a legislação vigente transmitindo um jogo de maneira totalmente irregular pois, para acordo de competições internacionais esses direitos são ligados a empresas e eles tem de ser negociados e, ao ser avisada pela nossa reportagem, deu de ombros e seguiu a transmissão.

Faltou ética desta webrádio com as empresas que detém os direitos e com as que também não conseguiram obter. vale a pena lembrar que algumas webrádios nos consultaram , em um trabalho de âmparo legal e, de maneira completamente regular e profissional, resolveram não transmitir as competições (afinal grandes meios de comunicação também queriam transmitir a Copa das Confederações e não transmitiram, aos quais não precisamos citar, eles já ficam claramente evidentes).

DIFAMAÇÃO – em nenhum momento difamamos ninguém, nem os profissionais e nem a webemissora. Sempre  colocamos que a webrádio transmitiu irregularmente (fato verídico ou ao contrário a webrádio estaria transmitindo e nos mostraria que teria realmente os direitos de transmissão, caso isso ocorresse, teríamos grande orgulho em divulgar a primeira webrádio brasileira a transmitir uma competição FIFA) e deixamos em aberto o claro Direito de Resposta. Convidamos o Diretor da Rádio Esquadrão Esportes para que cite, em qual momento das notícias disponibilizadas no portal, difamamos algumas das webrádios.

Ao final da nota, declaram que fizemos “declarações deselegantes e infelizes”, reíteramos para que o Diretor da Rádio entre em contato e, envie, em qual trecho da nossa notícia, fizemos isso com vossa webrádio. Afirmamos que desconhecemos o nome do promotor de justiça citado Rogério Lobo Zagallo, citado na referida nota, que, deve ter sido equivocadamente confundido com Rogério Leão Zagallo, entendamos que tenha acontecido uma confusão entre o nome do promotor e o treinador da seleção, Mario Jorge Lobo Zagallo. Mesmo assim, lamentamos que tenha sido citado o promotor que, há alguns dias atrás havia incitado atos de violência contra os manifestantes brasileiros e depois pedido desculpas (Reportagem Conjur e Reportagem Folha).

Também no encerramento do texto, foi citado que o Painel da Webrádio ignorou as leis nacionais, o que é uma acusação infundada. Acusação, aliás, leviana e que terá de ser provada, em qual momento infringimos ou ignoramos a lei. Nós pedimos para que o Sr. Henrique Oliveira, autor da nota enviada ao nosso portal e ao diretor do site, Ivan Bruno, envie para nós em qual momento fizemos tal ilegalidade (lembrando que levantar falsa acusação é passível de punição, com direito até a pagamento de indenização por danos morais) e lembrando que, levaremos a nota a advogados e veremos
quais medidas cabíveis podem ser tomadas, afinal, essas acusações terão de ser comprovadas. Em qual
momento ignoramos ou infrigimos a lei.

Consultamos várias pessoas formadas em direito que afirmaram que o conteúdo divulgado em nosso site
é completamente legítimo, verídico e podem ser comprovadas todas as informações citadas, sendo
assim, o Painel da Webrádio reitera que está no direito de manter a notícia, não removerá nenhum
conteúdo e pede para que, o Sr. Henrique Oliveira que assinta a referida nota, mostre para os
usuários em qual momento fomos, como ele mesmo citou: Desmoralizadores, Ameaçadores, Anti-éticos, Difamosos e também infratores da lei.

O Painel da Webrádio continua afirmando que não tem nada contra os profissionais, a webrádio ou a alguém que possa ter sido levantado nessa nota enviada pela Rádio Esquadrão Esportes. O que fizemos foi um trabalho jornalístico em que, ao final da apuração das informações foi constatado que a transmissão foi irregular, o site descobriu essa informação e que, sempre zelará pelo bom profissionalismo, bom jornalismo, bom trabalho e pelo bem do meio webrádio, canal de comunicação ao qual há dois anos destacamos as notícias e, continuaremos em um total esforço de trazer mais credibilidade ao meio.

Abaixo, inclusive, um trecho da transmissão feita no sábado, confirmando que a transmissão ocorreu e que, até agora não foi comprovada uma anuência e aprovação da FIFA ou empresa competente.

1406 ESQUADRAO

Deixamos claro, por fim, que o Painel da Webrádio trabalha, há mais de dois anos, para fidelizar, credibilizar e ajudar na profissionalização e no destaque ao mercado, do meio webrádio que, para
nossa imensa felicidade, desde o lançamento do nosso portal, tem obtido e trazido grande retorno ao
meio.

Atenciosamente amigos webouvintes e sempre fãs de webrádios que dão prestígio ao nosso portal,

Ivan Bruno – Diretor do Painel da Webrádio

São Paulo, 21 de junho de 2013

*A nota foi enviada por e-mail a Henrique Oliveira, ao qual deixamos, inclusive, nosso telefone e e-mail de
redação a disposição do profissional.

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *