O portal de radios online de todo o mundo

.

PLANTÃO! Análise do Painel: o que a cobertura jornalística das manifestações ensinam as webrádios


É verídico e notório que, há algumas semanas o copo cheio de indignação do brasileiro transbordou, o povo está saindo as ruas para protestar, para exigir os direitos e por querer um país melhor.

Vejo várias rádios AM e FM tomando linhas editoriais referentes a isso, algumas contra ou outras a favor (grande parte delas inclusive), com ótimas coberturas.

O que sinto falta é das webrádios que ainda não se manifestaram. Nenhuma criou um programa ou alterou sua grade ou trouxe profissionais ou voluntários para fazer, ao menos, a cobertura das manifestações. Enquanto muitas rádios ficaram horas e horas acompanhando e cobrindo o evento, muitas webs se calaram e preferiram tocar o famigerado e cansativo playlists (algumas tem uma sequência de música já manjadas em que o webouvinte nem quer mais conectar).

No meu TCC, analisei o lado jornalístico de algumas webemissoras e a situação é delicada e complicada. Nenhuma delas tem um departamento de redação ou é responsável por levar o jornalismo ao ar.

Entendam que, não quero que as webrádios tenham uma cobertura 24 horas sobre os assuntos do país e do mundo mas, se queremos mais investimentos, mais anunciantes, melhor situação financeira, mais credibilidade, não temos só que transmitir esporte, o Brasil está mudando e a internet está ajudando muito, com as redes sociais, com os portais de notícias transmitindo em tempo real, mas as webs não estão lá.

Sei que custa financeiramente mandar um repórter até uma das manifestações, mas poderia ser feito um plantão especial, uma programação ao vivo, convidando analistas para participar, nem que seja por telefone, para analisar a situação. Pode ser um sociólogo, um cientista político, enfim, pessoas que tenham o embasamento para analisar o que está acontecendo no Brasil.

O país está mudando, está é a grande chance de mostrar que as webrádios também.

Ah e se teve alguma que chegou a acompanhar ou cobrir, fica aqui os meus parabéns e peço que nos mande release falando sobre o acompanhamento mas, ao que ouvi nos últimos dias, o número de webs que acompanhou a transformação do Brasil, é quase ínfimo. Lamentável.

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *