O portal de radios online de todo o mundo

.

Análise do Painel: dicas para profissionalizar as webrádios e acabar com o “brincar de web”


Durante a maioria dos dias ouço as webemissoras cadastradas no Painel e outras que ainda não estão, não só pelo amor as webrádios, mas também para ver o que vem pintando de bom nas webs.

Um fato que me chama a atenção, me lembrou a entrevista que fiz com David Jill, diretor da BestRadio Brasil, durante meu TCC sobre webrádios e o jornalismo, ele havia me alertado de algo que, mesmo já se passando quase 18 anos que as webs existem no país, ainda acontece no cenário: “a brincadeira de webrádio”.

Muitos donos (ou que se dizem donos) de webrádios no país, brincam com esse novo meio, criando webs que nem ficam 24 horas no ar por dia, não duram muito tempo e com sites muito mal produzidos, vinhetas feitas as coxas, que não são totalmente profissionais. Com isso os que realmente querem desenvolver um trabalho sério, sofrer grandiosamente.

Ao checar agências, empresas e futuros anunciantes, as webrádios profissionais esbarram no seguinte problema: “Ah, você tem web? O filho do meu amigo também tem, ele vive brincando com os amigos…”

É hora de começar a parar de brincar com esse meio e demonstrar que a webemissora tem de ser séria. Isso não é conquistado não só com postura e sim com vários outros fatores, para que sejamos comparados a níveis profissionais de rádios do país.

Algumas webs, bastante profissionais, tem audiência maior do que muitas rádios do Brasil e isso precisa ser levado a sério, não só por quem ouve, mas por quem dirige. Com isso, os anunciantes passam a ver que não existe mais brincadeira no meio.

Nos meus mais de dez anos de experiência, vou deixar aqui algumas dicas de como manter uma webrádio profissional, algumas idéias e sugestões custam, mas outras (e varias delas) não, mas aí vão elas:

 

1 – Site interessante e atrativo, feito e construído de maneira profissional, com todas as maneiras de interatividade com o ouvinte. (não precisa pedir para um especialista montar, o Word Press e outros construtores fazem esse serviço)

2 – Vinhetas, plástica e toda a sonoplastia bem produzidos. (não precisa pedir para um estúdio oficial fazer para você, basta ouvir as rádios do estilo da sua web e baixar trilhas, vinhetas e efeitos na internet, tem vários sites por aí que disponibilizam isso e você pode fazer no seu estúdio ou casa)

3 – Aumentar a programação ao vivo. (não basta só colocar um playlist no ar 24 horas e achar que já tem uma webrádio, uma web é uma rádio na internet e tem que ter todos os artifícios necessários que uma emissora tem para cativar cada vez mais ouvintes)

4 – Locutores mais profissionais ou que queiram ser mais profissionais. (não basta colocar uma pessoa só porque ela é amiga ou porque tem alguma ligação, tem que ter competência e veia artística para isso)

5 – Grade de programação consolidada e forte. (não pode se mudar uma programação só porque não está afim ou a cada troca de roupa)

6 – Aumentar a credibilidade e a confiança do ouvinte. (manter uma programação, chamadas divulgando a grade, locutores em horários fixos, especialistas ou nomes de força que tem na sua webrádio que ganham destaque, merecem ser colocados na linha de frente, com principais da sua web)

7 – Promoções e premiações para quem ouve. (CDs, chaveiros, adesivos, bonés, ingressos entre outros prêmios. Não precisa gastar, as vezes pode ser feito parcerias com artistas novos, empresas novasa, casas de shows, bares, etc.)

8 -Plano de Mídia para a sua webrádio e estratégia certa, concreta e bem montada para lucros. (um plano de apresentação montado de maneira bem feita, para que os anunciantes, agências e empresas possam entender sua web e conhecer melhor e, quem sabe, investir anunciando na sua web)

9 -Aumentar os números de audiência. (100 ouvintes simultâneos hoje, não oferecem garantia e credibilidade para ninguém, basta checar as Rádios, uma audiência interessante e atrativa para venda tem de ser bem maior do que isso, se isso for oferecido aos anunciantes, poderá queimar sua webrádio com aquela empresa ou anunciante para o resto da vida)

 

Algumas dicas envolvem investimentos, é inevitável, não adianta colocar um computador e só tocar música, webrádio é muito mais do que isso.

É necessário analisar e entender o ponto de vista profissional de um projeto, como um blog, um portal ou um site profissional, o meio webrádio também precisa se fortalecer.

Espero que algumas dicas sejam interessantes, nas próximas semanas, além de analisar o meio, procuro passar novas dicas para que o nosso meio, o meio webrádio, seja lucrativo, interessante e atrativo, em todas as esferas. Proprietários, profissionais, ouvintes, anunciante e mercado.

Reviews

  • Total Score 0%
User rating: 0.00% ( 0
votes )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *